O FIES é um programa de financiamento estudantil que proporciona muitas facilidades e benefícios para os seus estudantes participantes, mas você deve saber que existem requisitos para utilizar este recurso.

Muita gente acaba ficando com dúvidas quanto ao funcionamento deste serviço.

Por exemplo, quem estudou em escola particular pode se inscrever no FIES? Descubra estas e outras informações no texto a seguir:

O que é o FIES?

O FIES é um programa criado pelo Governo Federal em pareceria com o Ministério da Educação, que promove o custeamento do ensino superior para os estudantes.

O programa é conhecido principalmente por ter os juros mais baixos do mercado e ter parceria somente com instituições devidamente reconhecidas pelo MEC.

O retorno do financiamento deve ser efetuada em leves pagamentos trimestrais e com o pagamento mensal realizado somente após a conclusão do seu curso.

Quem pode se inscrever?

O intuito do programa, assim como diversos outros criados, é dar suporte aos estudantes que não podem custar as mensalidades de uma graduação. E para poder auxiliar diretamente este público, o FIES dispõe de alguns requisitos e o primeiro deles pode ser a participação no Enem.

Assim como o Sisu, sistema responsável pela distribuição de vagas da rede pública e o Prouni, responsável pela distribuição de bolsas parciais e integrais na rede privada, o FIES também exige a pontuação mínima de 450 pontos na prova do Enem.

Além de precisar realizar o Enem 2019você também deverá solicitar um fiador para fechar o negócio em um banco. E para quem não concluiu o ensino médio em rede pública, é preciso comprovar renda mensal familiar baixa.

Por último, você deve estar matriculado em uma instituição de ensino particular reconhecida pelo MEC, para enfim, solicitar o seu recurso. Quer saber como se inscrever no FIES? Veja a seguir:

Como participar?

Para se inscrever no FIES, é preciso seguir corretamente os passos a seguir. O processo é simples, mas exige atenção do participante. Em primeiro lugar, você deve acessar o SisFIES.

O sistema irá pedir algumas informações, e depois você receberá um e-mail de validação do seu cadastro. Você deve acessar o SisFIES novamente para realizar a sua inscrição.

Após a inscrição no site, você terá um prazo de 10 dias para comparecer ao CPSA da universidade de sua escolha com a documentação requerida. A partir dai, poderá ir ao banco redigir um contrato. Aguarde a aprovação e liberação do benefício, e pronto!