O PIS/PASEP é um beneficio muito importante para o trabalhador brasileiro, e proporciona, por exemplo, o saque do abono salarial. Mas para ter direito a este recurso, é necessário estar devidamente cadastrado no sistema. Quem não te certeza sobre a sua situação com este benefício, não pode deixar de conferir o texto a seguir para se você está em situação regular com o PIS/PASEP.

O que é o PIS/PASEP?

Quem exerce suas funções para uma empresa com a carteira de trabalho assinada, fica assegurado por diversos benefícios muito importantes. Um deles é o PIS;PASEP. Este recurso permite o pagamento de até um salário mínimo para os contribuintes que tem direito ao saque.

Mas vale lembrar que eles são diferentes. O PASEP é direcionado aos funcionários da rede pública, enquanto o PIS é destinado ao trabalhador da rede privada.

Por isso, mesmo estes benefício tendo o mesmo propósito, os lotes de pagamento e as datas poderão ocorrer em momentos diferentes. Quem vai receber pela rede privada, deve ficar atento ao calendário PIS.

Quem tem direito?

Apesar do PIS/PASEP ser direito de todos os trabalhadores, para poder realizar o saque disponível é necessário cumprir alguns requisitos. Verifique abaixo o que é necessário e se você se enquadra no perfil de quem pode receber o valor:

  • É necessário estar com os dados atualizados e devidamente cadastrado pelo empregador nas Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) ;
  • É preciso que o trabalhador esteja cadastrado no PIS/PASEP há, pelo menos, cinco anos;
  • Também é necessário que o contribuinte tenha trabalhado mediante remuneração por pelo menos 3 dias, consecutivos ou não, no ano base.

Está de acordo com os requisitos do PIS/PASEP? Fique atento a divulgação dos lotes e as datas de pagamento. Informe-se com o órgão responsável por sua região.

Como saber se estou cadastrado?

O cadastro no benefício deve ser realizado pelo empregador, e devido a isto,muitos funcionários não abem da sua situação e de seus direitos. Mas é possível verificar se você tem cadastro no PIS de uma forma muito simples,

A empresa pode cadastrar o número de sua carteira de trabalho, do NIS ou do comprovante do cadastramento. Também pode ser utilizado o número do Cartão Cidadão.

Através destes números você pode conferir o seu cadastro, seu saque disponível, entre ouros recursos. Quem não dispõe da documentação, deve se dirigir a uma unidade da Caixa Econômica Federal para tirar a segunda via do comprovante de cadastramento.